09 abril 2007

Dia de passeio

Já lá vai o tempo em que as saídas com os amigos eram, na maior parte das vezes, ir até à discoteca, onde dançávamos a noite inteira e poucas eram as palavras que trocávamos uns com os outros, porque para isso tínhamos a semana inteira onde o contacto era diário.

Depois com o avançar da idade e com os diversos caminhos profissionais que cada um seguiu, as discotecas deram lugar aos bares, onde a música é mais calma e já dá para meter a conversa em dia.

Ultimamente temos reparado que os nossos encontros ou passeios giram em torno da gastronomia. O dia está dividido em cinco fases:

1ª – “Onde vamos almoçar?” e o percurso até lá.

2ª – O almoço que dura horas.

3ª – O passeio para esmoer* o almoço

4ª – “O que vamos fazer para o lanche-ajantarado?”

5ª – O serão e os debates sobre “É pá, hoje comemos demais!”ou “Amanhã começo a fazer dieta”.

Mas uma coisa é certa. Todas estas fases são passadas com muita alegria, divertimento e prazer. Porque nos sentimos muito bem quando estamos juntos e isso só por si é muito bom.


E este Sábado foi um desses dias. Dia de passeio. E que passeio.

Não esteve um dia de Verão, mas o sol que houve aproveitámo-lo bem.

Começamos por ter que dizer umas 20 vezes seguidas, a um grupo de etnia cigana, que não estávamos interessados em óculos de sol, relógios ou máquinas de filmar, tudo genuíno.

O almoço teve umas amêijoas, daquelas em quando o senhor nos vem tirar o prato das cascas, ainda estamos a molhar o pão no resto do molho que ainda resiste na travessa. Seguiram-se um arroz de lingueirão e um arroz de marisco que estavam divinais.

A tarde foi passada na praia, a brincar como qualquer criança feliz, de forma despreocupada e divertida.

Seguiu-se o regresso a casa e os momentos de indecisão sobre o que iria ser o “lanche-ajantarado”. Acabou por vencer por maioria absoluta, a proposta que apresentava na ementa crepes salgados como prato principal e crepes doces para sobremesa.

Durante todo o dia fomos acompanhados pela boa conversa, cumplicidade e riso constante.

Para mais tarde ficam as fotos e o sentimento de uma amizade que é pura e que dia após dia é fortalecida.


* esmoer - verbo transitivo; moer com os dentres; triturar; digerir

Sem comentários: